Mudanças no setor alteram percepção dos bancos por parte dos clientes

As mudanças ocorridas nos últimos anos no setor bancário brasileiro, como o aumento da concentração, a queda de barreiras para mobilidade dos clientes e o aumento da transparência com a padronização de tarifas, alteraram a avaliação dos bancos p

Fonte: InfoMoneyTags: economia

 As mudanças ocorridas nos últimos anos no setor bancário brasileiro, como o aumento da concentração, a queda de barreiras para mobilidade dos clientes e o aumento da transparência com a padronização de tarifas, alteraram a avaliação dos bancospor parte dos usuários.

Segundo pesquisa realizada pela CVA Solutions, na nova configuração assumida pelo mercado, alguns bancos melhoraram seu valor percebido e outros pioraram, o que faz com que as instituições tenham de aprimorar o atendimento e oferecer vantagens, a fim de reter o consumidor.

"Com a concentração gerada pela união de bancos e a queda das barreiras que impediam a mobilidade dos clientes, os bancos terão, mais do que nunca, de buscar novos clientes um a um. Para isso, é preciso oferecer vantagens concretas, como redução de juros e tarifas e outros benefícios claros aos clientes", avalia o sócio-diretor da CVA, Sandro Cimatti.

Pesquisa
O estudo realizado pela CVA Solutions está em sua terceira edição e tem como objetivo avaliar o valor percebido (custo-benefício) dos bancos pelos usuários.

Na pesquisa de 2009 foram entrevistados 7.126 clientes standard, de dez bacos de varejo, na região metropolitana de São Paulo, e 867 clientes premium de seis instituições.