Taxa de Juros de Longo Prazo é mantida em 6% ao ano

A medida foi elogiada pelo setor industrial diante da crise econômica.

Fonte: Jornal de BrasíliaTags: juros

A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) foi mantida em 6% ao ano. O índice foi definido em reunião virtual realizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), hoje (24), porque o ministro da Fazenda, Guido Mantega, encontra-se nos Estados Unidos.

Permanecem em Brasília os dois outros integrantes do CMN, o ministro do Planejamento Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

A TJLP foi instituída em 1994, sendo definida como o custo básico dos financiamentos concedidos ao setor produtivo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A taxa tem período de vigência de um trimestre e é calculada com base na meta de inflação calculada proporcionalmente aos 12 meses seguintes ao primeiro mês de sua vigência e o prêmio de risco.

Fixada pelo CMN e divulgada até o último dia útil do trimestre imediatamente anterior ao da vigência, a TJLP ficou por oito trimestres em 6,25%, até ser reduzida para 6% em junho passado. A medida foi elogiada pelo setor industrial diante da crise econômica.