Jornada menor para mais 3,6 mil

Mais 3.600 metalúrgicos de duas grandes empresas do setor de autopeças concordaram ontem em reduzir temporariamente suas jornadas de trabalho e os salários em troca da manutenção dos empregos.

Fonte: Jornal O Globo

Ronaldo D"Ercole

Mais 3.600 metalúrgicos de duas grandes empresas do setor de autopeças concordaram ontem em reduzir temporariamente suas jornadas de trabalho e os salários em troca da manutenção dos empregos. Na MWM Motores, na zona sul de São Paulo, os dois mil empregados aprovaram a proposta de cortar a jornada em 20% e reduzir seus salários em 17,5% por 90 dias, a partir de fevereiro. A empresa comprometeu-se ainda a não demitir por 45 dias depois do fim do período.

Na Sabó, os 1.600 empregados aprovaram trabalhar um dia a menos por semana com corte de 12% nos salários, por três meses. A empresa concordou em garantir estabilidade por mais 90 dias depois desse período. Quem recebe o piso, cerca de R$920, não será afetado.

Hoje, os 600 empregados de outra empresa de autopeças, a Samot, decidem em assembleia se aprovam acordo no mesmo formato. Miguel Torres, presidente do Sindicato, destacou que o momento é difícil e justifica o sacrifício.